quarta-feira, 25 de julho de 2012

NUTRIÇÃO DA PELE

A pele exerce importantes funções para o organismo, como regulação da temperatura corporal, proteção, sensações cutâneas, excreção e absorção, síntese de vitamina D.

Porém, com o passar do tempo nosso organismo sofre um processo natural de degradação, onde ocorre o envelhecimento da pele, se tornando mais evidente após os 30 anos. E neste momento é decisivo e muito importante manter bons hábitos e  qualidade de vida, com alimentação adequada, sem sedentarismo, sem estresse, evitando a obesidade e a poluição.

 

Micronutrientes com efeitos benéficos à pele:

  • vitamina A: fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados

  • betacaroteno: abóbora, agrião, batata-doces, brócolis, cenoura, couve, damasco, espinafre

  • vitamina C: abacaxi, acerola, agrião, cahu, goiaba, laranja, limão, morango, salsão, pimentão, tangerina, tomate, mamão

  • vitamina E: castanha-do-pará, cereais integrais, germe de trigo, pães integrais, repolho

  • magnésio: nozes, leguminosas, milho, cenoura, frutos do mar

  • selênio: grãos integrais, peixes, castanha-do-pará

  • zinco: carnes vermelhas, algas, ostras, leite e derivados, grãos

  • flavonóides: vegetais, abacaxi, morangos, nozes, chás (verde e preto) e vinho tinto

 

Dicas para uma pele saudável 

  • Evitar alimentos gordurosos e frituras

  • Beba água suficiente para refrescar o corpo e eliminar resíduos;

  • Não fume e evite ambientes com fumaça

  • Tente evitar o estresse.




Fonte: Nutrição aplicada á Estética/ Org. Ana Paula Pujol - Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2011

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Eve's Kitchen: BERINJELA (na frigideira)

Olá!!!

Hoje vou ensinar para os amantes de berinjela ou não (hehe) a fazer um complemento para seu almoço ou janta, e que também pode ser usado como antepasto (antes da refeição) servido com pãozinho torradinho, uma delícia!





Vamos à receita:


Ingredientes:
- 1/2 berinjela picada em quadradinhos
- 1 cebola média em rodelas
- 1/2 pimentão vermelho ou verde se preferir
- 1 dente de alho picadinho
- azeite de oliva
- margarina sem sal
- sal
- pimenta preta
- orégano

Modo de preparo:
Coloque uma colher de margarina sem sal na frigideira, espera aquecer, adicione o alho e vá acrescentando os demais ingredientes: cebola, pimentão e a berinjela. Deixe aquecer bem, em temperatura baixa, adicione sal e mexa. Em seguida, quando a berinjela estiver amolecida, adicione a pimenta preta e o orégano e o azeite de oliva, misture bem, espere que a preparação fique sem nenhum líquido e com um odor delicioso. Desligue e sirva, está pronto.
PS: Combina com arroz, arroz integral, batatinha cozida.



Espero que gostem!

Beijos Eve



quarta-feira, 27 de junho de 2012

IV Grupos alimentares

Bom dia!!!

"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio" - Hipócrates

Hoje trago algumas informações para contribuir com a melhora da saúde, ou pelo menos com escolhas alimentares mais saudáveis.

Os grupos alimentares que devemos consumir, conforme a PIRÂMIDE ALIMENTAR:
Como mostra a PIRAMIDE, há uma divisão de quantidades que devemos ingerir, como já falamos, a água é essencial e está na base, logo em seguida vem os CARBOIDRATOS, que incluem grãos, pães, biscoitos, massas, arroz, batata, aipim, integrais (fibras) e outros... Deve-se consumir de 6 a 11 porções deste grupo. São essenciais para dar energia e nos manter ativos, por isso fundamentais, porém preferindo os integrais por contribuírem com a função do intestino, contribuem com regulação da glicose e colesterol, além de promover a saciedade e auxiliar na perda de peso.

Acima, temos o grupo das FRUTAS E VERDURAS, este que devemos consumir todo os dias por conterem diversidade de nutrientes (vitaminas e minerais, e ainda fibras - mais fibras). A indicação de consumo, que nem todos atingem é de 3 a 5 para verduras, e 2 a 4 para frutas, contribuem com diversas funções do organismo, possuem função antioxidante e melhoram pele, cabelos, unhas, prevenindo também o envelhecimento (veja a figura abaixo para ter uma idéia).

Após, subindo a pirâmide, temos os grupos de CARNES E LATICÍNIOS, onde as carnes, peixes, frango, ovos devem ser consumidos de 2 a 3 vezes ao dia e leite, iogurte, queijos e derivados, de 2 a 3 vezes ao dia. Possuem uma quantidade importante de proteínas, vitaminas e minerais, como B12, Cálcio e outras, além de possuirem melhor absorção deste nutrientes.

E no topo da pirâmide encontramos os ÓLEOS E GORDURAS e DOCES, estes consumidos em menor quantidade, porém o azeite de oliva e demais óleos (que utilizamos em casa), são benéficos se consumidos em quantidades moderadas, e não utilizados em excesso para frituras e aquecimento. Os doces possuem grande quantidade de açúcar e muitas vezes gorduras saturadas também, sem nos trazer grande variedade de nutrientes, então para estes grupos, consumir o mínimo possível!

E sobre a atividade física e a bebida alcóolica falarei nos próximo dias... Me aguardem!!!

Um beijo grande,

Eveline
Nutricionista

terça-feira, 24 de abril de 2012

Eve's Kitchen: STROGONOFF (sem lactose)

Olá meus queridos, resolvi registrar minhas receitas preferidas, então passarei a postar minhas aventuras na cozinha.. espero que gostem, pois nem sempre são receitas tão comuns, normalmente com sal e gordura um pouquinho reduzidos, além de priorizar um preparo onde há mais vitaminas e minerais, além de casos especiais como a intolerância à lactose, diabetes, e outras.

A receita de hoje fiz junto com meu irmão que é intolerante à lactose e assim nos divertimos juntos cozinhando.



Ingredientes:
- 500g de carne macia (filé de preferência, mas pode usar maminha, chapéu de bispo, picanha)
- 1 caixinha de creme de soja
- 2 tomates
- 1 cebola grande
- 1 dente de alho
- azeite
- sal
- manjericão
- pimenta preta
- orégano
- salsa
- tempero pronto (opcional)

Modo de preparo:
Coloque o azeite na panela, espere aquecer e frite a carne, acrescente o sal, enquanto isso pique a cebola, alho e tomates. Quando a carne estiver começando a "secar' um pouquinho, adicione o alho, a cebola, tomate, frite mais um pouco e adicione água. Após coloque os temperos a gosto, misture bem e adicione o creme de soja. PS: o creme de soja possui um sabor um pouco mais adocicado, então deve utilizar bastante temperos e um pouquinho mais de sal. E estará pronto, basta sentir o aroma delicioso no ar, fazer um arroz para completar. Servir e aproveitar.

Bom apetite.

Abração,
Eve 

quinta-feira, 1 de março de 2012

Mídia X Saúde

Acho fantástico e ao mesmo tempo tenho medo da influencia da midia na vida e na saude das pessoas.

A todo minuto em algum jornal, revista, intenet, televisão, rádio... saem "novas pesqusias" sobre determinado alimento, cura para tal doença, ultimas pesquisas e algumas vezes contradizendo aos fatos e dados que já existem.
Me surpreende como esses meios buscam chamar a atenção da população, claro com uma manchete nova, de algo diferente, para que leiam e tenham interesse, mas e quais as consequencias de informações que nem sempre podem ser reais ou muitas vezes (na maioria das vezes) não são consclusivas ou necessitam mais dados. Me admira citar a cura do Alzheimer por exemplo, sendo que ao final da matéria está escrito que os resultados não são conclusivos, isto é, muitas vezes não tem e comprovação final para  importante divulgação, e assim há um aumento da expectativa de pessoas que esperam por isso. Também há pesquisas que contradizem oque os profissionais da saúde tanto pregam e batalham em prol da melhora da qualidade de vida das pessoas e a manutenção de uma vida saudável.

Então, atenção com as matérias divulgadas nos meios de comunicação, elas podem ajudar, analisar novos pontos, como também prejudicar a saúde das pessoas que nele acreditam.

Fique alerta! Tudo bem que todo mundo gostaria de ver que chocolate emagrece, que cerveja não faz mal, que comer isso ou aquilo é bom ou que comer brocolis faz mal pra saúde.. brincadeira, mas na verdade se acreditarmos em tudo que for novo e decidiramos adotar esses hábitos, estaremos colocando em risco nossa saúde..... porque NUTRIÇÃO é ESSENCIAL e merece cuidado.

Um abraço,

Eveline

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

III - FIBRAS


As famosas Fibras Alimentares possuem diversos benefícios ao organismo humano, que não devem ser esquecidos nem descartados pois são fundamentais ao bom funcionamento inestinal, para a manutenção da glicose sanguinea, no combate ao colesterol sanguineo, promovem saciedade, ainda diminuem o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e cancer, além de beneficios em vitaminas e minerais.

São alimentos de origem vegetal que não podem ser metabolizados pelo organismo humano pois não possuimos as enzimas necessárias para tal função.
As fibras alimentares são divididas em dois grupos: FIBRAS SOLÚVEIS e FIBRAS INSOLÚVEIS. As solúveis ajudam na formação da viscosidade do conteúdo intestinal e na redução do colesterol; já as insolúveis aumentam o bolo fecal, reduzem tempo de transito intestinal, contribuindo com a eliminação fecal.

É muito comum escutarmos relatos de pessoas com dificuldades para evacuar, de que comem mamão, comem fibras, barras de cereal, iogurte com lactobacillus e tudo mais, mas muitas vezes com pequena melhora ou nenhuma.
Na verdade, todos esses alimentos contribuem muito sim para a função intestinal, por que são fontes de fibras, já que elas estão presentes tanto em sementes, grãos, como em frutas, vegetais, raizes, cascas e diversos alimentos. Mas será que todas as pessoas consomem de maneiras correta? O valor recomendado para uma dieta rica em fibras seria entre 20 e 30g ao dia, sendo 6g para fibras solúveis (legumes, aveia, leguminosas - feijão, soja, lentilha - , frutas cítricas, maçã). E para criança/adolescente (até 15 anos), calcula-se o numero da idade + 5g, e tens o total recomendado, por exemplo: criança de 5 anos + 5 = 10, sendo sua necessidade de 10 g de fibras/dia.

Então, agora que já sabe as necessidade de cada individuo, precisa começar a pensar na importancia de colocar mais fibras na sua alimentação, e sempre friso que quando na familia temos algum caso de doenças como hipertensão, diabetes, cancer, probelmas intestinais... torna-se mais importante ainda esse cuidado.
E oque fazer, como começar e controlar o valor diário?
Alimentos como cereais, barra de cereal, biscoitos, pães, bolos e produtos industrializados (rico em fibras) muitos vezes apresentarão seu teor de fibras, mas nem sempre poderemos saber exatamente o quanto consumimos ao dia, podemos passar a controlar quanto destes alimentos comemos e determinar uma meta de frutas e verduras ao dia.
Inicialmente, vá a lojinha aquela de produtos naturais, e se nunca entrou em uma, vá, olhe, conheça os grãos, pergunte... possuem uma infinidade de produtos, farinhas, grãos, misturas... minhas dicas são de comprar um pouco de linhaça, aveia, gergelim, granola, soja ou proteina texturizada de soja, farinha integral.. assim, pode começar com alguns itens simples:
-  a linhaça pode ser colocada sobre a salada, utilizada no arroz, com iogurtes, uma colher no feijão, poderá triturá-la, comer com frutas ou usar como farinha ou dentro de qualquer alimento.
- o gergelim e aveia (eu particularmente prefiro os torradinhos, adoro alimentos crocantes), poderá misturar em biscoitos, em pão, fica gostoso com alimentos salgados, ou misturado ao molho shoyo sobre a salada, enfim, usar a criatividade, sobre aquele pãozinho branco com margarina, uma colherzinha dele é excelente para o café da manhã.
- a granola (rica em fibras e na variedade de grãos) fica excelente no iogurte de frutas, naquele iogurte desnatado ou integral com mel, no sorvete ou (minha preferida) com frutas picadas e uma colher de mel, deliciosa, além do riquissimo açaí na tijela, com uma granola deliciosa.
- soja, proteína de soja e farinha integral devem ser usadas aos poucos, mas cada um tem sua maneira de preparo, pode-se fazer sopas, cremes, pates, triturá-las, cozinhar, buscar receitas e descobrir novos usos. Eu misturo a proteína texturizada à granola, ela é muito crocante e dá um sabor especial, é só testar.

E após isso começe a descobrir novas maneiras e novos grãos, como a quinua, chia, farinhas de maracujá, de banana...arroz integral, cevada, triqguinho, flocos de milho... também há os biscoitos feitos com farinhas destes grãos, bolos de frutas, de cascas, de feijão, bolos salgados, de milho, de brocolis e outras fibras.. lazanhas, panquecas, massa de pizza, saladas variadas..

Determine no seu dia tantas porções de cada um destes, ainda no minimo umas tres porções de frutas, e duas ou tres saladas, levar barrinhas na bolsa, biscoitos integrais, granola.. sem esquecer de beber muita ÁGUA, por que sem ela, não será realizada a formação do bolo fecal, e ai está a questão do por que muitas pessoas que comem corretamente fibras, não tem os melhores resultados, devem beber em torno de 2litros ou mais, em especial quando se ingere uma quantidade maior de fibras. Sem a água não será possivel fazer o intestino funcionar melhor.

É, isso, aproveitem e façam bom uso.

Beijão, Eveline

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

II - ÁGUA, ÁGUA

Já pensou como o organismo humano é perfeito, como uma máquina?
Obviamente se fosse tão perfeito não aconteceriam algumas "falhas" pela caminho, mas assim como toda máquina necessita de cuidados, monitoramento e manutenção, nós que somos bem mais complexos que elas, precisamos nos manter bem, e com tudo funcionando diretinho.


Necessitamos de água na quantidade certa para mantermos nosso corpo saudável, e entende-se por saudável: livre de doenças. Então, além de todo cuidado com alimentação, atividade física, bem estar... digo aqui não somente na questão de ingestão de água pura, mas friso também oque as pessoas andam bebendo no lugar da água, ou seja, a substituição de uma garrafa de refrigerante por um copo de água, será muito curioso isso? Mas é real, e me espanto em ver o consumo diário de refrigerante no lugar da água, as pessoas esquecem desse liquido precioso, e que pelo fato de não verem o quanto ele é necessário ao organismo. Simples, as pessoas parecem só ter a consciência da mudança quando as coisas já aconteceram, quando a máquina já está falhando e não se sentem tão bem como sempre, é claro que podem ter várias causas, mas àquelas que são evitáveis, como evitar beber aquele horror de bebidas, como sucos artificiais, refrigerante, bebidas com conservantes, bebidas alcólicas em excesso, energéticos e etc devem ser controlados.

Sabemos dos beneficios da água para o corpo, para manutenção dos órgãos e celulas, já que nosso corpo é composto por em torno de 70% de água, e ela tem diversas funções importantes, não ingerior água é uma agressão ao bom funcionamento do nosso bem mais precioso, além de que ingerir outras bebidas em excesso traz diversos males à saúde, muitas vezes irreversíveis.

Os pais devem começar desde cedo dando exemplos aos seus filhos, a iniciar dentro da barriga da mãe, e logo pelos bebês, que não necessitam mais nada além do leite materno até os 6 meses, conforme indicação do Ministério da Saúde não é necessário sequer dar água aos bebês pois o leite contém a quantidade exata que ele necessita, e mais adiante, sim, água, sucos de frutas, e não é necessário dar chazinhos logo de inicio, muito menos com mel como muitos fazem ou aquelas receitas caseiras das vovós, não que eu esteja criticando as avós, não, apenas detaco as indicações nestes casos, e ai entra a questão do hábito da água, e aprenderem que jamais devem substitui outras bebidas artificiais no lugar dela. Então aos pais, que levam as crianças para a creche ou escolhinha com uma garrafinha destas bebidas na mochila, lembrem-se que estão contribuindo para maus hábitos futuros e colocando em risco a saúde dos pequenos do futuro.

Sugiro que levem uma garrafinha de água dentro da bolsa ou da mochila, coloque outra garrafinha ao lado da cama, bebam água antes de dormir, ao acordar, coloque metas, de horários, até o meio dia, devo beber uma garrafinha de 500ml ou 1litro na manhã... se definir objetivos, já terá meio caminho andando, pois terá um compromisso com voce mesmo.

Lembre-se disso e mantenha saudável, afinal são pequenas ações que garantem alguns anos de vida mais saudáveis.



Abraço,

Eveline Bald

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

I - De olho no sal dos alimentos

Você sabe ler os rótulos e selecionar os alimentos que contém mais sal ou sódio em sua composição?

Pois bem, é um preocupação que tenho, e acho que todas as pessoas deveriam ter, tanto quem apresenta algum problema relacionado, em que é necessaria a restrição, como àqueles que não o tem. Alerto que os alimentos industrializados são os vilões, como é o caso das conservas, como a azeitona, palmito, pepino, vegetais, etc, também dos alimentos prontos, como fast-foods, pizzas, salgadinhos, lanches em geral, além do conteúdo em refrigerantes e outras bebidas, também em embutidos, estes, que devem ser controlados sempre, como a mortadela e linguiça (que contém muito sódio), queijos, salames entre outros. Sem esquecer dos biscoitos, e todos produtos de padarias, sendo o pãozinho frances, queridinho da casa, maléfico neste aspecto.
Ainda podemos tomar cuidado em casa com a quantidade adicionada na comida, e lhes digo, passamos a nos adaptar com um sabor diferente, pois é possivel fazer uso de temperos, como orégano, alho, pimenta, pimentão, tomilho, coentro, e mais, para "reduzir" o sal adicionado à comida. Mas de nada adiantará isso se mantiverem o saleiro sobre a mesa, adicionar queijo ralado, ou até molho shoyo.... É necessário controle e moderação, já que ele está presente em quase todos alimentos industrializados, pois para estes aliementos, além do sabor, ele desempenha um papel de "conservante" que entende-se pelo fato de seu uso há muitos anos, como contam os avós, quando não existia geladeira, era colocar todas as carnes envoltas em sal dentro de algum recipiente, onde permaneciam por longos periodos, sem estragar, devido à função de conservação.

Então, devemos olhar a "tabela de informação nutricional" nos rótulos dos alimentos e seguir a recomedação, pois ali irá apresentar uma porcentagem de consumo e um valor em miligramas para SÓDIO, e assim, poderá controlar ao longo dia, o quanto atinge de consumo, sendo que a recomendação pela Sociedade Brasileira de Cardiologia já fala em 5g de SAL para a população em geral, e para hipertensos graves, esse valor fica em 2g.

E para saber o valor total em gramas, deve-se multiplicar o valor contido no rótulo por 2,5, apresentando o valor total, para que seja feito o acompanhamento, mas sem esquecer que também há sal adicionado na comida e ainda sódio naturalmente em alguns vegetais.

O sal em excesso causa um grande trabalho aos rins, faz com que necessitem trabalhar mais, causa retenção hídrica e elevação da pressão arterial, fazendo com que o coração necessite aumentar sua força para bombear todo o sangue pelo corpo, e que quando isso falha, podem ocorrer derrame, ataques cardiaco e  consequencias irreversíveis.

Então atenção, sua saúde merece esse cuidado, seu coração agradecerá.

Abraço e cuide-se.