Já pensou como o organismo humano é perfeito, como uma máquina?
Obviamente se fosse tão perfeito não aconteceriam algumas "falhas" pela caminho, mas assim como toda máquina necessita de cuidados, monitoramento e manutenção, nós que somos bem mais complexos que elas, precisamos nos manter bem, e com tudo funcionando diretinho.
Necessitamos de água na quantidade certa para mantermos nosso corpo saudável, e entende-se por saudável: livre de doenças. Então, além de todo cuidado com alimentação, atividade física, bem estar... digo aqui não somente na questão de ingestão de água pura, mas friso também oque as pessoas andam bebendo no lugar da água, ou seja, a substituição de uma garrafa de refrigerante por um copo de água, será muito curioso isso? Mas é real, e me espanto em ver o consumo diário de refrigerante no lugar da água, as pessoas esquecem desse liquido precioso, e que pelo fato de não verem o quanto ele é necessário ao organismo. Simples, as pessoas parecem só ter a consciência da mudança quando as coisas já aconteceram, quando a máquina já está falhando e não se sentem tão bem como sempre, é claro que podem ter várias causas, mas àquelas que são evitáveis, como evitar beber aquele horror de bebidas, como sucos artificiais, refrigerante, bebidas com conservantes, bebidas alcólicas em excesso, energéticos e etc devem ser controlados.
Sabemos dos beneficios da água para o corpo, para manutenção dos órgãos e celulas, já que nosso corpo é composto por em torno de 70% de água, e ela tem diversas funções importantes, não ingerior água é uma agressão ao bom funcionamento do nosso bem mais precioso, além de que ingerir outras bebidas em excesso traz diversos males à saúde, muitas vezes irreversíveis.
Os pais devem começar desde cedo dando exemplos aos seus filhos, a iniciar dentro da barriga da mãe, e logo pelos bebês, que não necessitam mais nada além do leite materno até os 6 meses, conforme indicação do Ministério da Saúde não é necessário sequer dar água aos bebês pois o leite contém a quantidade exata que ele necessita, e mais adiante, sim, água, sucos de frutas, e não é necessário dar chazinhos logo de inicio, muito menos com mel como muitos fazem ou aquelas receitas caseiras das vovós, não que eu esteja criticando as avós, não, apenas detaco as indicações nestes casos, e ai entra a questão do hábito da água, e aprenderem que jamais devem substitui outras bebidas artificiais no lugar dela. Então aos pais, que levam as crianças para a creche ou escolhinha com uma garrafinha destas bebidas na mochila, lembrem-se que estão contribuindo para maus hábitos futuros e colocando em risco a saúde dos pequenos do futuro.
Sugiro que levem uma garrafinha de água dentro da bolsa ou da mochila, coloque outra garrafinha ao lado da cama, bebam água antes de dormir, ao acordar, coloque metas, de horários, até o meio dia, devo beber uma garrafinha de 500ml ou 1litro na manhã... se definir objetivos, já terá meio caminho andando, pois terá um compromisso com voce mesmo.
Lembre-se disso e mantenha saudável, afinal são pequenas ações que garantem alguns anos de vida mais saudáveis.
Abraço,
Eveline Bald
Nenhum comentário:
Postar um comentário