As famosas Fibras Alimentares possuem diversos benefícios ao organismo humano, que não devem ser esquecidos nem descartados pois são fundamentais ao bom funcionamento inestinal, para a manutenção da glicose sanguinea, no combate ao colesterol sanguineo, promovem saciedade, ainda diminuem o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e cancer, além de beneficios em vitaminas e minerais.
São alimentos de origem vegetal que não podem ser metabolizados pelo organismo humano pois não possuimos as enzimas necessárias para tal função.
As fibras alimentares são divididas em dois grupos: FIBRAS SOLÚVEIS e FIBRAS INSOLÚVEIS. As solúveis ajudam na formação da viscosidade do conteúdo intestinal e na redução do colesterol; já as insolúveis aumentam o bolo fecal, reduzem tempo de transito intestinal, contribuindo com a eliminação fecal.
É muito comum escutarmos relatos de pessoas com dificuldades para evacuar, de que comem mamão, comem fibras, barras de cereal, iogurte com lactobacillus e tudo mais, mas muitas vezes com pequena melhora ou nenhuma.
Na verdade, todos esses alimentos contribuem muito sim para a função intestinal, por que são fontes de fibras, já que elas estão presentes tanto em sementes, grãos, como em frutas, vegetais, raizes, cascas e diversos alimentos. Mas será que todas as pessoas consomem de maneiras correta? O valor recomendado para uma dieta rica em fibras seria entre 20 e 30g ao dia, sendo 6g para fibras solúveis (legumes, aveia, leguminosas - feijão, soja, lentilha - , frutas cítricas, maçã). E para criança/adolescente (até 15 anos), calcula-se o numero da idade + 5g, e tens o total recomendado, por exemplo: criança de 5 anos + 5 = 10, sendo sua necessidade de 10 g de fibras/dia.
Então, agora que já sabe as necessidade de cada individuo, precisa começar a pensar na importancia de colocar mais fibras na sua alimentação, e sempre friso que quando na familia temos algum caso de doenças como hipertensão, diabetes, cancer, probelmas intestinais... torna-se mais importante ainda esse cuidado.
E oque fazer, como começar e controlar o valor diário?
Alimentos como cereais, barra de cereal, biscoitos, pães, bolos e produtos industrializados (rico em fibras) muitos vezes apresentarão seu teor de fibras, mas nem sempre poderemos saber exatamente o quanto consumimos ao dia, podemos passar a controlar quanto destes alimentos comemos e determinar uma meta de frutas e verduras ao dia.
Inicialmente, vá a lojinha aquela de produtos naturais, e se nunca entrou em uma, vá, olhe, conheça os grãos, pergunte... possuem uma infinidade de produtos, farinhas, grãos, misturas... minhas dicas são de comprar um pouco de linhaça, aveia, gergelim, granola, soja ou proteina texturizada de soja, farinha integral.. assim, pode começar com alguns itens simples:
- a linhaça pode ser colocada sobre a salada, utilizada no arroz, com iogurtes, uma colher no feijão, poderá triturá-la, comer com frutas ou usar como farinha ou dentro de qualquer alimento.
- o gergelim e aveia (eu particularmente prefiro os torradinhos, adoro alimentos crocantes), poderá misturar em biscoitos, em pão, fica gostoso com alimentos salgados, ou misturado ao molho shoyo sobre a salada, enfim, usar a criatividade, sobre aquele pãozinho branco com margarina, uma colherzinha dele é excelente para o café da manhã.
- a granola (rica em fibras e na variedade de grãos) fica excelente no iogurte de frutas, naquele iogurte desnatado ou integral com mel, no sorvete ou (minha preferida) com frutas picadas e uma colher de mel, deliciosa, além do riquissimo açaí na tijela, com uma granola deliciosa.
- soja, proteína de soja e farinha integral devem ser usadas aos poucos, mas cada um tem sua maneira de preparo, pode-se fazer sopas, cremes, pates, triturá-las, cozinhar, buscar receitas e descobrir novos usos. Eu misturo a proteína texturizada à granola, ela é muito crocante e dá um sabor especial, é só testar.
E após isso começe a descobrir novas maneiras e novos grãos, como a quinua, chia, farinhas de maracujá, de banana...arroz integral, cevada, triqguinho, flocos de milho... também há os biscoitos feitos com farinhas destes grãos, bolos de frutas, de cascas, de feijão, bolos salgados, de milho, de brocolis e outras fibras.. lazanhas, panquecas, massa de pizza, saladas variadas..
Determine no seu dia tantas porções de cada um destes, ainda no minimo umas tres porções de frutas, e duas ou tres saladas, levar barrinhas na bolsa, biscoitos integrais, granola.. sem esquecer de beber muita ÁGUA, por que sem ela, não será realizada a formação do bolo fecal, e ai está a questão do por que muitas pessoas que comem corretamente fibras, não tem os melhores resultados, devem beber em torno de 2litros ou mais, em especial quando se ingere uma quantidade maior de fibras. Sem a água não será possivel fazer o intestino funcionar melhor.
É, isso, aproveitem e façam bom uso.
Beijão, Eveline